Exatos 30 anos depois do lançamento do primeiro cd, ressurge com "The Final Frontier", seu 16° album, pelas minhas contas.
Assim como o AC/DC em 2008, com "Black Ice", foi sucesso de vendas, "The Final Frontier" lidera as vendas discos no Reino Unido, derrubando o rapper Eminem. Só posso entender isso como sendo o peso do nome, afinal a banda tem uma longa história no rock, e à expectativa depois de 4 anos sem um disco de inéditas.
A capa segue o estilo bizarro típico do Iron Maiden. O album é bom mas passa longe daqueles que marcaram época no início dos anos 80 e que traziam clássicos como Aces High, 2 Minutes to Midnight, The Trooper, Wasted Years, Number of the Beast, Run to the Hills, e outros.
As músicas são em sua maioria muito extensas (seis faixas tem acima de 7 minutos), quase sempre começando com uma introdução lenta para depois retomar o ritmo característico da banda. Aliás o Iron Maiden sempre teve como marca registrada o ritmo galopante-incessante marcado pelo baixo de Steve Harris e pelas belas harmonias que conseguia conciliar com os riffs pesados.
Se você tambem conhece e gosta principalmente dos clássicos, então pode acrescentar à sua coleção The Alchemist e El Dorado. As outras ficam de acordo com seu grau de afinidade com a banda.
Ouça: Iron Maiden - The Alchemist