terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Avatar

Tem uma pessoa que vai me matar por eu dizer isso mas... eu esperava mais de Avatar.
A primeira vez que vi na tv uma reportagem sobre o filme fiquei curioso, sempre fui apaixonado por animação e computação gráfica.
Pronto! O filme mais caro da história do cinema em função do orçamento com efeitos especiais será um espetáculo para os olhos, pensei.
Tenho que descontar meu deslumbramento por ser a primeira vez que vejo um filme em 3D, até por isso acho que os efeitos especiais de Avatar são realmente impressionantes, mas, como eu disse antes, esperava mais. O quê? Não sei, mas achei que seria ainda mais espetacular.

É possivel que minha impressão geral sobre o filme seja contaminada pela má impressão que fiquei do enredo, da história em si. Me pareceu uma colagem de chavões já vistos em outros filmes e até em novelas.
Vai me dizer que você nunca viu algo assim:
O policial íntegro, mas bruto e insensível é infiltrado numa organização criminosa encarregado de obter informações. Com o tempo ele se identifica com os valores da organização e vê que ela não é tão criminosa assim. Enquanto isso ele se apaixona por alguém de dentro do grupo e começa a mostrar que não é tão bruto e que tem bom coração, apesar da hostilidade de um concorrente. No decorrer do filme consegue enxergar os verdadeiros interesses das pessoas as quais presta contas e acaba mudando de lado.
Nem o caráter ecologicamente correto que se tenta dar ao filme convence, carece de profundidade e sutileza simultâneamente.
Não que Avatar seja um filme ruim, longe disso. Vale cada centavo do ingresso, é entretenimento de primeira. Mas continuo aguardando o dia em que a maravilha dos efeitos especiais estejam a serviço de uma grande história.


Programação dos cinemas em Goiânia: - jornal O Popular  - jornal Diário da Manhã